Numa das revistas Neptuno de 1970, o Comandante Ferreira da Silva escreveu sobre a necessidade de ser construida uma nova refinaria em que um dos factores em comum seria o baixo custo da energia, aliando esta nova refinaria á necessidade de ser construido também um novo terminal para receber navios super-petroleiros, com condições de segurança, eficiência e rapidez
Foi precisamente na década de 70 do século passado que se começou a pensar em Sines, dadas as suas excelentes condições para se construir um porto de aguas profundas que pudesse contribuir para o desenvolvimento de Portugal, sendo que na verdade aquele que inicialmente era um porto vocacionado para receber navios de crude e seus derivados, é hoje um porto multifacetado que movimenta todos os tipos de carga, com destaque para a carga contentorizada.Este segmento de carga, afirmou Sines nos ultimos anos na cena mundial, e aquela que outrora era uma pequena vila piscatória, tem hoje condições para ser uma terra que contribui para projectar o nome de Portugal
Residente nesta terra há mais de duas décadas, tenho vindo a observar que a segurança de pessoas e bens, tem vindo a ser descurada, a par do mau estado das ruas de Sines que de dia para dia tem vindo a piorar, pelo que seria desejável que a par da importância da história e do porto estratégico desta terra, fosse dada prioridade aquilo que é tão importante quanto urgente que é a salvaguarda da imagem de Sines
Por Américo Lourenço